AFUNDADO EM 6 DE ABRIL DE 2004

© R.X. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

23.9.07

CONTOS DE SUMATRA

Olho os meus conterrâneos nos olhos e coro de vergonha; sinto-me de frente, mais pequeno e mais inteligente. Até mais bonito. Depois, volto à habitual confrontação entre o meu lado obscuro –o verdadeiro- e o meu lado iluminado –o esquerdo- e perco-me em conjugações que não domino. Ando assim à anos e ainda não consegui tomar mais do que uma decisão: quero ser rico, muito rico.

Outro dos pensamentos recorrentes –e muito mal tratado- é o das minhas capacidades mentais para perceber o que é real e o que é quase real. Mas em relação a este, trilho, sempre, o habitual caminho: para a frente e para trás, e seguríssimo de que vivo algures; creio que em casa da minha mãe.

Mas voltando aos meus conterrâneos, já que, apesar da minha natural simpatia e compaixão, andamos sempre às turras -quero dizer, eu ando sempre às cabeçadas a quem não me presta a devida vassalagem- não creio que eu tenha mais razão do que eles: nascer e permanecer vivo é uma profissão de alto risco; morrer é ainda mais arriscado, já que não há volta a dar –a não ser as habituais lá em baixo; coisa que nunca presenciei a não ser na televisão.

Acabada a escavação, irei, já já, terminar o raciocínio!!

DE CIFRAS E DE SONHOS

A diferença entre os “falhados” estados comunistas e os “delirantes” estados capitalistas é, essencialmente, que os primeiros viraram pesadelo depois do sonho, enquantos os últimos viraram sonho depois do pesadelo. Mas ambos possuem essa ambiguidade de o conseguirem acordados.

E será que depois dos brancos chegará a vez dos pretos?

Quanto aos dividendos, como escreveu Francis Bacon em 1625 - «o dinheiro é como o estrume: só útil se distribuído.»

22.9.07

LIVIN’ THE DREAM OU LA VIDA LOCA?

Os estados de espírito variam com os espíritos. Mas tudo começa como num conto de fadas: na primeira página, ou capa, como queiram. Eu é que gosto de andar para trás, e não é por desatino!

Querer uma vida fácil é fácil; querer complica-la, também; e escrever sem saber o quê é mais exigente. Sobretudo em tempo. Vamos, então, aprofundar a questão e ver o que surge, e se ajudará o sistema solar a ficar mais iluminado. Ou... adivinhaste, em curto circuito –a coisa mais próxima de ter vontade de dormir.

Pontos de exclamação também me fazem sentir parte da sociedade, se bem que nunca se afastam muito dos de interrogação; afinal, o cansaço não é inquestionável?

E para que serve o convivío? Mete-se a conversa em dia de sol, e lava-se a alma inundada de quezílias preciosas, e tudo o mais saberá onde se meter...

TRANSE

de Teresa Villaverde - um filme feito com uma máquina fotográfica. Cruél mas passivo; e a moral da história merecia um pouco mais de emoção e menos poesia. A cena do cão foi infeliz e gratuita; tanto na tentativa de retratar a bestialidade humana, como o que quer que fosse a intenção: crueldade animal?!

E a cinemática tocará, assim, os ternos ignorantes!

Museu do Cinema de Amsterdão - Sábado 22-09-2007, sessão das 17:00

AINDA CONTINUO SURPRESO… E PERDIDO

não só pelos caminhos empoados, como pela musicalidade da prosa; fofinha, profissional sem dúvida, e bem aparelhada. Quem sabe um pouco mais de q.b.

GLOBAL FARMING

The crazy race to feed the crazy race and their craziness is on! Switch to any TV channel and be my guest!

Plus the lovely script –out of the dust in the bedroom- is making an impact, very serious one, in the way we talk, walk, folk and act.

nota: às vezes é mais forte do que eu, e soa bem diferente.

DETESTADOS UNIDOS

Esse grandioso colosso mundial, país da moca-tola e do quétechupe, onde até bem recentemente –até ontem para ser mais preciso- a fobia pelas cores humanas mexia, muitíssimo, com os instintos mais tintos. Sim, essa torrente de lama química e sintética, filmada em técnicas de cor e de som, ao desbarato mas extremamente lucrativa, senta-se pela manhã e levanta-se para ir deitar-se, merecedora desse repouso –tão justo como o do guerreiro, e o do junqueiro.

A India, por outro lado, tinha, no século XVI, o maior PIB a nível... global! Tudo graças ao visionário Akbar.

E a China está de volta, não com o seu exército de terracota mas quase...

19.9.07

CREME PARA AS MÃOS

Que as minhas cinzas sejam depositadas num cinzeiro, pela madrugada amiga, para que -num acto higiénico- alguém o despeje e se possa ver o sol nascer num amanhecer limpo.

nota menor: ideia patenteada

18.9.07

IDONEIDADES

Muito em breve, a energia que o corpo humano produz, entre outras energias naturais, será aproveitada para usos diversos, tais como: telemóveis (que deixarão de precisar de bateria; funcionarão imediatamente em contacto com o corpo humano); luz de cabeceira e ou de leitura; auto-aquecimento com a ajuda de roupa apropriada, e sei lá mais o quê porque estou preguiçoso.

Também os carros serão (a 99,9%) autosuficientes –é uma teoria que tenho à muitos anos (para aí uns vinte) e talvez já tenha sido teorizada por outrém. Será assim: necessitará de uma fonte energética auxiliar para arrancar e, a partir desse momento –dentro do príncipio de geração de energia electrica nas bicicletas, através de um dínamo, para dar luz, por exemplo -blá- o movimento das rodas gerará energia imediata para que o carro ande infinitamente... Isto está proposto de forma simplista (porque sou um ignorante em várias disciplinas: matemática, física, química, etc.) mas funcionará, disso tenho a certeza. Ademais, sempre tive bom gosto a vestir, e a dormir!

CORTA-MATO DAS AMENDOEIRAS EM DOR

«Se há países que apostam nas técnicas de fogos controlados, há outros países com técnicas terrestres de limpeza de mato, em vez de simplesmente se despejar água para cima das chamas, outros ainda que utilizam pontualmente animais, como a cabra, para ajudar a limpar mato. in JN - Terça-feira, 18 de Setembro de 2007»

Parabéns aos estudantes que chegaram a tão brilhantes conclusões. Demais a mais, de entre as várias técnicas destacadas –e usadas a gosto por países diversos- uma que não mereceu qualquer citação –a meu ver errado- foi a do uso de areia fina!

VENDO A QUEM QUISER COMPRAR?

Tal como as relações humanas, hoje em dia tudo é 'arranjadinho' –bom, vendido- numa base de marquetingue que, como sempre, valoriza mais –E MAIS- o pacote do que o conteúdo. Mais e mais, também, é um pacote vazio –mas bem maquiado- como se: “bem, tu sabes que isto foi acidental! Mas o nosso departamento do consumidor vai tratar-te do ‘miolo’ enquanto esperas pelo reembolso, ou uma explicação lógica! De qualquer maneira, continua a sonhar: esse é o verdadeiro sentido da vida, porque tu vais conseguir ser um sucesso, tu sabes bem que sim!”

17.9.07

999

é o número para chamadas de emergência em Inglaterra, das quais gostaria de destacar algumas -efectuadas por cidadãos amantes do meio-litro, do cházinho das 5, da monarquia, do peixe com batatas fritos, etc:

«pode arranjar-me um cigarro?...»; «não consigo cozinhar o meu cordeiro...»; «queria queixar-me do meu vizinho, porque ele não corta a relva do jardim...»; «não tenho mais crédito no meu telemóvel, podia chamar-me um taxi?...»

se fosse o 666 diziam que era, apenas, um pequeno número das “bestas quadradas” existentes em todo o planeta, for sure!!!

14.9.07

GUERRA AO SEXO

O sexo anda a aterrorizar toda a gente, e como tal está na lista dos combatentes inimigos mais procurados. Não podes confiar em ninguém, especialmente em ti mesmo... e talvez nas tuas seduções também!! Denuncia-os no preservativo policial mais próximo e a CIO encarregar-se-á de o transportar para a Baía dos Porcos!

Para denunciar inimigas e inimigos ligue já: 0077008800990033 –chamada grátis e confidencial. Contamos contíguo.

SCOLARIDADE OBRIGATÓRIA

banco é caixa; soco é beijo; seleção é manual; aeromoça é avioneta; é é é é é

3.9.07

ENCERRADO PARA OBRAS

Pedimos desculpa pelo incoveniente –se forem mais, temos livro de reclamações, posteriores- e prometemos, desde já e com os nossos melhores cumprimentos, que estamos encerrados para obras que nos possibilitarão servi-lo melhor, num futuro próximo de si; menos à mesa, bem entendido.

NEM OITO, NEM NOVE

Mas sempre à injusta e à socapa!

TÁ LÁ?

-A que horas parte o comboio das 9 horas da manhã, de amanhã?
-Não, não é de Campanhã! É de minha casa!
-Não passa por casa de ninguém?
-Olhe lá, sabe com quem é que está a falar?
-Comigo? Ah! Minha perdição... Tut! Tut! Tut! Tut! Tut! Tinoni! Tinoni! O número que marcou encontra-se ocupado, queira desligar e...

DEIXAI VIR A MIM

os contactozinhos... e os paizinhos, para que eu lhes...