AFUNDADO EM 6 DE ABRIL DE 2004

© R.X. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

7.11.07

ZUM, ZUM, ZUM, ZUM, ZUM, ZUM, ZUM, ZUM, PELOS ALPES ABAIXO

Ouvi uns sussuros sobre o mau aproveitamento escolar dos filhos dos emigrantes na Suiça, e, até, a sugestão para que as elites lusas se mudem já para lá para resolver o assunto de uma vez por todas.
Em primeiro, a situação é o que é para aqueles cujos pais emigraram estando eles a frequentar, já, uma escola primária, preparatória ou secundária nacional lusitana – as universidades é outra loiça! – e, consequentemente, já com bagagem a menos no que devia ser a mais.
Em segundo, a situação passa a ter prioridade quando se sabe que... ... ... ... ... esqueci-me!

Preocupa-me mais o Partido Popular Suiço
(SVP, no original), o QI do seu líder bilionário – o senhor Christoph Blocher - e a preocupante mudança política para a extrema-direita que se proporcionou aquando das últimas eleições em 21 de Outubro 2007.
Alguns dos canivetes do líder:

-Não á entrada na UE; aí até eu concordo!
-Expulsar todos os criminosos estrangeiros; também concordo!

Bom, quero dizer, sempre gostei muito da Suiça –mais do que da ... – e sempre pensei um dia ir para lá viver – razões de impostos, devo de admitir; mas não vou pedir ao meu sobrinho para abrir uma conta por mim!

P.S.Extremo: J’espère d’avoir pas de problèmes quand j’arrive la!

NOTA FINAL: sei, de facto, que os alunos portugueses são muito bem tratados; o problema é que não podem mudar de pais, nem -quando é caso disso- aprenderem a escrever correctamente o português numa escola suiça quando não o aprenderam numa escola portuguesa. E, óbviamente, estamos a falar, maioritáriamente, de familias a quem não se poderá exigir muito... ou pode?

Sem comentários: