AFUNDADO EM 6 DE ABRIL DE 2004

© R.X. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

31.5.04

A VELHA EUROPA VERSUS A NOVA AMÉRICA

Quando velhos amigos começam a falar de sexo, de repente um conclui que outro andou a dormir com a mulher dele… E bons amigos tranformam-se, senão em inimigos, pelo menos ausentes para um dialogo razoável –excepções podem ocorrer…
E é o que se passa entre velhos aliados que nunca, ao que parece, foram capazes de engolir o orgulho (muito menos velhas espadas). Mas, sejamos honestos para com a realidade: é tudo por causa de um senil –velhos e novos- grupelho de politicos que deveriam ser condenados a prisão perpétua (a cumprir num outro planeta -como cobaias). Pessoas sem qualquer senso de justiça, que arrastam nações inteiras para impressionantes estados mentais de completa irracionalidade. Lembram-se da máquina de propaganda Nazi? Lembram-se de como Hitler arrastou continentes inteiros para a sua guerrinha? Com que intenções? Com pequenas diferenças, os fins estão sempre cheios de mortos e boas intenções.
O que pode fazer, por exemplo, o povo Angolano, para trazer à justiça internacional os governos Americano, Inglês, Francês e Português que foram cumplices, não somente do ditador Eduardo dos Santos, como do falecido Jonas Savimbi, no negócio (bela palavra) de compra e venda dos recursos naturais –petróleo, diamantes (Senhoras, está na hora de dizer não a tal luxo -sem aparente utilidade...parece-me)- por armas que são usadas para matar, e mutilar (as maravilhosas minas terrestres, e cujo tratado de não proliferação os Americanos não querem assinar) maioritariamente civis -adultos e crianças indiscriminadamete- numa guerra DESUMANA e GRATUITA (erradamente adjectivada de civil, e por demais longa). E todos sabemos o quanto este povo tem sido morto à fome e escorraçado sem descanso. E todos sabemos o quanto eles terão ainda de sofrer até que as suas vidas possam ter um pouco mais de humanidade e respeito. E todos sabemos ao luxo que os poucos que fazem parte da elite governante se podem dar enquanto nas ruas da sua capital crianças pedem esmola e comida, e bébés morrem por falta de vacinação. E todos sabemos que só precisamos de apontar no mapa-mundo para localizar tantos mais paises (demasiados) com a mesma maldição. Mas desde que nenhum destes miúdos deixe a sua terra-natal para desviar um avião com o intuito de matar inocentes na América, na Europa, ou... o seu destino será aquilo que os hipócritas e sebentos que dirigem as grandes corporações, com a benção dos governos, quiserem que seja: miséria, degradação, fome e, por ultimo, a morte certa; anónima, porque as suas vidas não valem um cêntimo do que as do ocidente valem. Mais exemplos? Não, muito obrigado: não seria de interesse e, em última instância, seria muito aborrecido. Tornou-se muito mais apelativo revê-los nos cinemas-multiplos (comendo baldes X-Large de pipocas ao bom estilo Americano), através dos chamados blockbusters cheios de efeitos especiais, explosões, e cenas muito sexy… tal como na vida real.
No fim, tudo não passa de deixar a criança que cada adulto traz em si tomar conta das nossas vidas!!! Equanto a Agenda é ditada por politicos democráticamente eleitos, assim como por ditadores que, sabe-se lá como, jantam (EXCESSIVAMENTE) à mesma mesa nas intermináveis viagens à volta do mundo, nos acordos sem utilidade alguma, nos forums para surdos (com respeito pelos que o são de verdade) e nas promessas sem conteúdo. “What a wonderful world…” não é Louis?
Isto foi só um arranhão à flor-da-pele. O problema vai muito mais fundo na psique humana: era tudo por caussa do sexo e da sobrevivência; é, agora, tudo por causa do sexo e do poder. Nada muda: nunca mudou, nuca mudará.
Pelo menos isto deve de nos manter ocupados… a falar de sexo. E eu? “…I’m a dreamer, but I’m not the only one…”

Sem comentários: