AFUNDADO EM 6 DE ABRIL DE 2004

© R.X. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

9.10.04

PRONTO A VESTIR, E DESCARTÁVEL

Tantas vezes me apetece escrever só para descascar em tudo o que vai mal no nosso pequeno quintal na traseira da europa (ou será na frente?). E já o fiz, devo de confessar, mas sem sucesso. Ainda bem! Dá-me tempo de aprofundar, de mudar de opinião e, acima de tudo, deixa-me entalado na minha perguiça; teimosa e ordinária. Mas é por demais evidente de que temos pessoas bem capazes de o fazer (e bem melhor) por mim; uns profissionais, outros amadores. Por isso a questão: «Para que serve, afinal, todo este zum-zum se os resultados são, ao invés de positivos, ainda mais negativos?» Ou: «Se escrevemos tão bem e acertadamente, qual é, então, o interesse de o fazer se tudo continua como dantes?...»
Sinto que quanto mais se critica, analisa, disseca, soneca, arrasa, abrasa, os estados psico-fisicos do país em geral, mais deprimido e bandido este fica.
Soluções? Não creio.
Alterações? Levam demasiado tempo (e dinheiro) e quando chegam a de facto estão, já, obsoletas, vulgo fora do prazo de validade, vulgo em cadeira de rodas por razões de incapacidade maior (motora?).

Sugestões? Sim, tenho algumas (sempre é mais fácil e são gratuitas):

-Criminalizar a política. Quero dizer, tornem os políticos responsáveis criminalmente; quer pelos seus actos de má gestão(governação irresponsável, tendenciosa, amigável, etc.), quer, pelos de caracter criminoso (ao abrigo de novas leis, claro... incluindo a prisão perpétua),

-Após os actos eleitorais, os vencedores apanhados a celebrar serão desclassificados. Eu explico. É óbvio que governar os destinos de um país/povo não é tarefa brejeira, do tipo arraial popular. É, isso sim, um acto de sacrificio, abnegação, total dedicação, responsabilidade/exemplo moral, e, mais do que tudo, porque é um acto voluntário não se podem refugiar em pantomimas endiabradas, em malabarismos reumáticos, em actuações pró-boneco, etc. Isto porque quando os vejo a celebrarem, imediatamente me vêm ao pensamento: «Estes gajos estão a gozar comigo» ou: «Quem no seu perfeito juizo celebra a dureza, o sacrificio...» ou: «Eles não podem ser sérios.» Não, não posso acreditar que realmente estejam motivados, e/ou dispostos a tal sacrificio que não o masturbatório, o de proveito próprio, o de mediatismo, o de despotismo.

-Acabar com a oposição, que mais parece um bando de maltrapilhos bem (discutível) engravato-fateados, e com tiques e taques que, assumamos, não convencem ninguém. Crie-se, em sua substituição, a CO(M)POSIÇÃO.

-Acabe-se com o cargo imbecil da Presidência da República e, em sua substituição, crie-se o de: MÃE E PAI MAIS MAIS REPRODUTIVOS DO PAÍS.

-Acabem-se com todos os ministérios e crie-se o MISTÉRIO GLOBAL.

-Acabem com o sistema de Primeira Classe. Em tudo. Use-se o sistema: POR ORDEM DE CHEGADA. Sem cair na tentação de siglar por tudo e por nada (até soa a pornográfico...).

24/10/2003 15:10

Sem comentários: