AFUNDADO EM 6 DE ABRIL DE 2004

© R.X. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

13.3.06

BONOBOS NÃO SÃO BOBOS!

Espécie rara de macacos, que vivem na bacia do Congo central –a segunda maior floresta tropical do planeta, distinguem-se das outras espécies pela sua pacífica sociedade matriarcal e natureza carinhosa. Ligados por laços de cooperação, partilha, e o uso creativo do sexo, os bonobos vivem em grandes grupos onde a coexistência pacífica é a norma. As fêmeas estão no topo da sociedade; alianças entre as mesmas são a força central dessa união
Bonobos são a evidência de como uma sociedade complexa pode ser organizada com sucesso através da cooperação, em vez da competição; eles possuem muitas das qualidades que os humanos necessitam para “garantir” a sobrevivência, e a do planeta.
Nomeados “macacos eróticos”, os bonobos são bem o exemplo da crença dos anos 60 “faz amor não guerra”. O sexo transcende a mera reprodução, como nos humanos. Os bonobos são bi-sexuais, e o sexo é uma constante da vida diária. Encontros sexuais, com o mesmo sexo ou com o oposto, é uma forma de unificar, partilhar e manter a paz entre eles. Quando grupos diferentes de bonobos se encontram na floresta, saudam-se sexualmente, e partilham comida em vez de lutar. Ao contrário de outras espécies de macacos, os bonobos frequentemente copulam cara a cara, olhando-se nos olhos.
A anatomia do bonobo é, espantosamente, muito similar à do ancestral humano, Australopithecus.

Conclusão pessoal: um evoluiu mais para competição e menos... o outro corre sérios riscos de extinção -apesar de tanto sexo!

Para ver o original deste texto -traduzido e editado- e aprender mais sobre os BONOBOS

2 comentários:

Anónimo disse...

UUUHHHAAAAA! São uns queridos estes macacos.
BonoboSilvia

Anónimo disse...

O bono vox é bonobos?!