AFUNDADO EM 6 DE ABRIL DE 2004

© R.X. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

15.11.10

'PORTUGALISER'

Portugal, nos últimos 100 anos, só produziu um homem com visão: António de Oliveira Salazar. Tudo o resto foi visão à pala de burros.
Mário Soares meteu o país na CEE, esfregou as mãos de contente e achou-se no direito de ser o rei da terra por uns tempos. E Portugal não só não aproveitou as ajudas financeiras –todos os fundos a fundo perdido foram-no à letra- como só desenvolveu ainda mais preguiça, diferenças sociais, e mais, muito mais, ladroagem.
Cavaco e Silva ia com muita vontade... de andar de carro (como quem faz a rodagem) e por isso quase se limitou a mandar construir auto-estradas. É, no entanto, responsável pela distribuição dos baronatos –facto inusitado desde que a república substituiu a monarquia- a barões de pouca birilidade.
Depois destas personagens, que, apesar de obra pouco significante, continuam a sobressair no panteão das ilustres figuras universais, vieram e foram um sem número de outras personalidades; tão minúsculas que nem merecem menção. Nem honra.
Na actual idade, a única forma de acordar a política energúmena deste país vai ser quando o povo, ainda pelintra e ainda cobarde, sair pra rua de picareta e começar a escavacar as estradas e as auto-estradas. Então os senhores donos dos feudos começarão a entender a mensagem de que algo está mal, muito mal. E das duas uma: ou atacam o povinho pelintra e cobarde, ou vão de férias para onde tem o dinheiro estofado. De uma forma ou de outra vamos ter de começar tudo de novo, e mais vale sózinhos do que mal acompanhados.

«... a criação, na Bélgica do verbo ‘portugaliser’, significando falência, a destruição, de todos os elementos da boa gestão de uma instituição bancária, comercial ou outra. ‘Portugaliser’ era introduzir o caos em qualquer organização...» in “Correspondência Marcello Mathias/Salazar – 1947/1968” – DIFEL

nota: não pertenço ao movimento ‘Salazar, volta!’ -a não ser se for para ser julgado por uma santíssima inquisição.

2 comentários:

Hernâni Gomes disse...

Este é um dos textos que mais gostei de ler aqui no blog.

Que me sabes dizer sobre essa correspondência?

megaporco disse...

Gostei pá! Escreveste bem e bem realista.
Eu sou da opiniao que temos os politicos que merecemos, o povo portugues so sabe encolher os ombros e arranajr desculpas... No dia em que viraramos este pais do avesso a coisa muda. Por uns tempos... :)