AFUNDADO EM 6 DE ABRIL DE 2004

© R.X. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

6.4.04

SE ISTO É SER PORTUGUÊS...

Que há vitimas de abuso, violação e exploração sexuais, parece-me por demais evidente; infelizmente não é um exclusivo português.
Que há pessoas criminalmente imputáveis por esses actos, cabe à policia investigar e prender; cabe aos tribunais julgar, absolver ou condenar; e cabe à sociedade em geral, o respeito pelo sofrimento que as vitimas (de ambos os lados) carregam e acumulam.
Mas que há um hipócrita, nefasto e aberrante efeito secundário, provocado por certa comunicação-social no seu ébrio frenesim, que trancende os limites dos limites (isto para não pôr em causa –porque nem merece tal atenção- quer a deontologia, quer as capacidades profissionais de jornalistas, quer os motivos –óbviamente comerciais- dos próprios média) e que não podemos esquecer, tão pouco perdoar. Mas que há um hipócrita, nefasto e aberrante efeito secundário, provocado pelas politiquices de seres cerebralmente mortos, não tenho a menor dúvida.
Mas que há um hipócrita, nefasto e aberrante efeito secundário, provocado por seres que se crêm intocáveis (não o serão por muito mais tempo, creio com optimismo) não tenho a menor dúvida.
E cabe à sociedade, uma vez mais, erguer os sinais de: PISO ESCORREGADIO, FALÁCIA PROIBIDA e STOP.
Por último, não compreendo como se pode ser tão insensível -brutalmente insensível- ao sofrimento de menores, já de si fragilizados por não terem uma infância normal, e por estarem em instituições que, como é evidente, mais não são do que prisões sem grades, sem carinho, sem nada mais do que uma circunstância. -Será isto o outro lado da moeda dos brandos costumes? Plagiando Almada Negreiros: Se isto é ser português, então eu quero ser espanhol! 30.10.2003

1 comentário:

Hernâni Gomes disse...

Muito bem redigido. Nota: 20 valores.