AFUNDADO EM 6 DE ABRIL DE 2004

© R.X. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

21.2.08

AO METRO E AO CABO

Já sei do que a casa gasta –a justiça de certas coisas não é de bradar mas de enlouquecer- no que diz respeito aos transportes públicos nacionais. Por exemplo: entrar num autocarro dos STCP no Aliados, comprar o bilhete ao motorista, sair no Stº António porque me enganei no dito, esperar na paragem por outro, entrar no outro 10 minutos mais tarde, comprar mais outro bilhete a outro motorista, sair num sei aonde e fazer o que tenho a fazer, voltar passado meia hora, apanhar outro autocarro, comprar mais um bilhete, sair junto a uma estação do metro, comprar outro bilhete, enfim, ir depressinha para casa... de autocarro ou de comboio já não interessa mais, mas, de preferência, com mais um bilhete, e refrescar o cérebro fumegante.

Aqui, onde vivo, o tempo é deprimente, a língua é esquisita e ainda mal aprendida (após quase uma década em que todos me falam noutra língua, e às vezes só de me ver!) a sociedade tem outras manias e feitios mas... compro um bilhete (por acaso uso passe, mas o resultado final é o mesmo) conforme as zonas que pretendo viajar (1, 2 ou 3) apanho um eléctrico, mudo para autocarro, depois é a vez do metro e, durante uma hora, com o mesmo bilhetinho abençoado, só me preocupo em o mostrar sempre que preciso, e ir, e vir, e tornar a ir até me cansar, e tudo numa hora. Até dá tempo de parar para um cafezinho, que aqui o ordenado é um bocadinho mais aconchegado! E, mesmo assim, também há carros, mas muito mais bicicletas, e justiça social, e poucas vaidades, e engravatados a pedalar, e senhoras de tacão alto e roupa chique a pedalar, e enfermeiros, e médicos, e engenheiros, e arquitectos, e professores universitários. E as técnicas mais avançadas do mundo em diques, que mantém um país pequenino e situado abaixo do nível do mar a flutuar; com orgulho e habilidade, e no pelotão da frente em quase tudo o que interessa ao povo!

Enfim, um dia vingar-me-ei, e pedirei a Deus que me compre um Mercedes Benz!

Sem comentários: