AFUNDADO EM 6 DE ABRIL DE 2004

© R.X. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

20.1.08

A CORRENTE DO AO PAU

espera-me, se puderes,

lá em baixo perto do frio;

porque tenho medo desse frio.

porquê?

porquês?

portuquês?

doar-te-ei o meu calor;

que nunca arrefecerá, prometo,

se me protegeres desse frio.

quando?

quanto?

canto?

quero saber quem sabe: sabes tu

porque é que quero saber?

porque tenho medo...

medo do credo que aprendi,

que rezei, que preguei, que roubei,

que já não sei.

porque tenho frio...

frio de tremer, de chorar.

e mais, de fugir aos dias.

espera-me, outra vez,

e se não puderes manda alguém

que possa receber o meu frio;

doar-lhe-ei calor também...

um pouco mais colorido;

talvez com as cores do amor.

quem?

querem?

pedem?

fechei-me num mundo de aluguer,

há muito excomungado pelo comprado.

respondi-lhe com uma extrema unçao.

por isso esta relação distante é quente,

e como no nosso século XVI o tempo, agora,

é de descobertas: novos mundos todos os dias

para todos os gostos e para todas as economias.

os pobres alojam-se no leito da terra e respiram pó.

os ricos um pouco mais alto, perto de céu, e transpiram.

abro-me ao anoitecer para receber novos desafios dispersos,

que são fatalidades adormecidas pelo efeito da tirania capitalista.

mercadores e mercadorias confundem-se e passam, de mão em mão, a mão

pelo horizonte; perdido ou iludido pelos malabarismos da faladura sensual.

mas por enquanto as coordenadas estão condenadas à desolação redentora das dores,

agora que as paisagens nacionais ardem sequiosas de líquidos vinícolas de cor tinto

porque lhes não falta pão, tensão, maquinação, manipulação, aberração, nem não. nem não, não.

ah

ão

ha

ão

ah

ão

ha

ão

ah

ão

ha

ão

haha

29102002 23;50

Sem comentários: