AFUNDADO EM 6 DE ABRIL DE 2004

© R.X. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

21.1.08

A LER

Arredado da leitura de livros faz já muito tempo –coisa anormal na primeira pessoa do singular- recomecei, alguns dias atrás, o hábito com um livro de contos do Eça de Queirós, que me está a cair bem e a proporcionar-me viajar no tempo (e nas memórias de antepassados, sinto-o!) o que foi um dos factores que cedo me atraiu nas leituras –eternamente GRATO à Fundação Calouste Gulbenkian, através das suas bibliotecas itinerantes (a mágica Citroen!) que me fecundou a imaginação e abriu as portas do mundo¹!

«Apenas entrei no hotel, gelado e estremunhado, corri ao vasto fogão do peristilo, e ali fiquei, saturando-me daquela paz quente em que a sala estava adormecida, com os olhos beatamente postos na boa brasa escarlate...» in Um Poeta Lírico

«A grandeza era tanta como a graça... Dizer os vales fofos de verdura, os bosques quase sacros, os pomares cheirosos e em flor, a frescura das águas cantantes, as ermidinhas branqueando nos altos, as rochas musgosas, o ar de uma doçura de paraíso, toda a majestade e toda a lindeza – não é para mim , homem de pequena arte .»

«Eu atrás no burro, com as pernas bambas, murmurava: Ah! Que beleza! Os espertos regatos riam, saltando de rocha em rocha. Finos ramos de arbustos floridos roçavam as nossas faces, com familiaridade e carinho. Muito tempo um melro nos seguiu, de choupo para castanheiro, assobiando os nossos louvores.» in Civilização

¹ Provávelmente, este teria sido um outro parto, e uma outra viagem!

1 comentário:

Hernâni Gomes disse...

Inveja... leio esses excertos e fico cheio de dor de cotovelo: que me vale ser BELO se a biblioteca da minha terrinha é uma BELA MERDA e não tem livros desses... que raiva, snif snif...

Tu é que fazes anos amanhã e eu é que vou pedinchar livros, don Rico cheio da pasta e bom gosto (quais halls dourados no apartamento qual carapuça, você gasta a sua fortuna em bons livros don RICO).

Eu como vou de leituras? Uma Bela MERDA... a ver se me inscrevo nalguma do Porto se não bem morro mais ignorante do que já sou...

O que me valeu foi os saldos do Modelo, onde comprei a edição d`O Mistério do Caminho de Sintra pela módica quantia de 3€.

A vida para o tuga pobreta é triste sr. Amesterdão!

Tem um bom dia de anos e, se possível, dá uma risada leve ao ler este desabafo de um triste depressivo neste cú de Judas da Europa... a ver vamos se não me cai um Bin Laden em cima da casa...

Vou ver se te ligo. Aqui ficam os meus parabéns Don Rico (certamente só lê isto no dia 22 porque o sr. deve andar a festejar e bem).

Muitos abraços. Hernâni